sábado, 19 de março de 2016

Anime: Code Geass

Olá pessoal!

Espero que esteja tudo bem. Porque eu hoje estou "toda partida" e está um frio de rachar lá fora (e com o nevoeiro ainda faz pior.)

Este post é "patrocinado" pela Mor Ce Go Notívago, apesar de ela ainda não saber. E o motivo é simples.... No local em que estou não consigo aceder ao meu muito fiável site de tudo quanto é cenas relacionadas com as CLAMP, que para quem não conhece são um quarteto de mangakas que são as autoras de mangas/animes bastante conhecidos como Card Captor SakuraChobitsTsubasa Resevoir ChroniclesHolic, entre outros. O site em questão, o clampproject lançou, no passado dia 12 de Março, o último episódio legendado de uma série de 5 OVAs de Code Geass: Boukoku no Akito e foi a Morceguinha que me conseguiu arranjar um site alternativo para o ver, daí o patrocínio.

Obrigada Mor!!!! *kiss*

Agora vamos em frente com o post, shall we?

Code Geass é um anime criado pela Sunrise dirigido por Gorō Taniguchi, escrito por Ichirō Ōkouchi, e com personagens originais desenhados pelas mangakas Clamp, daí eu ter conhecido o anime através do site que mencionei a trás e ao qual de momento não tenho acesso. T.T
O anime conta com duas temporadas, quatro OVA, uma para cada temporada, um após o segundo OVA e a quarta para a irmã do protagonista, para além das cinco OVAs mencionadas atrás. Também há uns quantos de mangas e light novels que foram feitas após o final da segunda temporada.

A história passasse numa linha cronológica alternativa em que o mundo está dividido em três superpotências: O Sagrado Império da Britannia (que tem como base os continentes Americanos, também conhecida apenas como Britannia), a Federação Chinesa (correspondente à Ásia) e a União Europeia (correspondente à Europa e à África e que antes era denominada como Universo-Euro). E o anime começa após a conquista do Japão pela Britannia com a utilização de uma nova arma, os Cavaleiros Autónomos Blindados conhecidos como Knightmare Frame.


E é assim que o Japão passou a ser chamado de Área 11 e os japoneses passaram a ser tratados como Elevens e a ser tratados como escumalha. Um dos principes da Britannia, Lelouch vi Britannia, é exilado pelo seu pai e imperador, Charles zi Britannia, juntamente com a irmã mais nova, Nunnally vi Britannia, após o assassinato da mãe de ambos que custou a visão e a habilidade de andar à Nunnally. Eles são enviados para o Japão como ferramenta de negociação quando ainda era criança durante a guerra entre os dois países. No final da guerra o Lelouch jura ao seu amigo japonês Suzaku Kururugi que ele vai, um dia, obliterar a Britannia. Sete anos depois o Lelouch é um aluno popular na Academia Ashford e é conhecido como Lelouch Lamperouge. Quando ele é apanhado num ataque terrorista no meio da cidade ele encontra a C.C. que acaba por lhe salvar a vida quando um Guarda Real da Britannia o tenta matar. Nessa altura eles fazem um contrato que fornece ao Lelouch um poder conhecido como Geass, também conhecido como o Poder dos Reis, que lhe permite comandar toda a gente como bem quiser, uma espécie de controlo mental, desde que haja contacto visual directo com a pessoa que se quer controlar.

Então o Lelouch decide usar o novo poder para encontrar a pessoa que matou a mãe dele e destruir o império do pai para criar um mundo melhor onde a irmão mais nova possa viver feliz, e é aí que ele se torna Zero, um vigilante mascarado e o leader de um movimento de resistência também conhecido como os Cavaleiros Negros, que vão ganhando suporte entre os japoneses na rebelião contra a Britannia.








E acho que não conto mais, quem quiser tem que ver. :P

Este pequeno resumo do primeiro episódio foi traduzido da página inglesa da wikipédia, uma vez que já vi o anime há muito tempo (eu fui vendo à medida que iam saindo e vocês já vão ver há quanto tempo isso foi xD)


A primeira temporada com o nome Code Geass: Lelouch of the Rebellion, foi exibida entre 5 de Outubro de 2006 e 28 de Julho 2007 e conta com um total de 25 episódios.

O primeiro OVA Code Geass: Lelouch of the Rebellion - Special Edition "Black Rebellion" foi exibido a 22 de Fevereiro de 2008, com uma duração de 1h57min, pouco antes do começo da segunda temporada Code Geass: Lelouch of the Rebellion R2, que foi exibida entre 6 de Abril e 28 de Setembro do mesmo ano, tal como a primeira temporada esta contou com um total de 25 episódios.


A 24 de Julho do 2009 saiu o segundo OVA Code Geass: Lelouch of the Rebellion R2 - Special Edition "Zero Requiem" que, tal como a temporada correspondente, teve a mesma duração que o OVA anterior.

O terceiro OVA, Code Geass: The Miraculous Birthday, ao que parece retrata a invasão da Academia que o Lelouch e a irmã frequentavam pela Federação Neo Chinesa. Eu estou a ler, através da página da wikipédia, e não me recordo de ter visto nada disto, mas tendo em conta que o filme saiu a 23 de Abril de 2013 é normal, acho eu.

O quarto OVA, Code Geass: Nunnally in Wonderland, saiu em 27 de Julho de 2012 que provavelmente foi inspirado no manga com o mesmo nome. De momento não me recordo se o vi ou não, por isso não posso fazer qualquer tipo de comentários. :/


Mais recentemente saíram uns 5 OVA relacionados com o Code Geass. O título da série é Code Geass: Bōkoku no Akito, ou Code Geass: Akito the Exiled. Também a saida destas OVAs foi bastante espaçada entre elas, sendo que a primeira saiu a 4 de Agosto de 2012 e o último a 6 de Fevereiro deste ano.

Apesar de serem os mais recentes, cronologicamente a história do Akito the Exiled enquadrasse entre as duas temporadas do anime principal, só que na Europa em vez de ser no Japão.






Com este espaçamento todo é normal que o pessoal se esqueça do que viu ou deixou de ver, não é verdade?

Eu gostei da série, e dos OVAs apesar de ser uma história um bocado confusa por vezes e haver reviravoltas com as quais não se estava a contar, também é uma série com muita acção e muito pouco romance o que não é necessariamente o meu género normal, mas é bastante porreiro. :)

E então? Interessei-vos a ver? Se sim a ordem que aconselho para verem tudo do início é a seguinte:

  • Code Geass: Lelouch of the Rebellion
  • Code Geass: Lelouch of the Rebellion - Special Edition "Black Rebellion" (OVA)
  • Code Geass: Akito the Exiled (as cinco OVAS)
  • Geass: Lelouch of the Rebellion R2
  • Geass: Lelouch of the Rebellion R2 - Special Edition "Zero Requiem" (OVA)
  • Code Geass: The Miraculous Birthday
  • Code Geass: Nunnally in Wonderland
Bom, por hoje fico por aqui. Agora vão ver o anime!!!


XD

Fiquem bem,
Sunshine ;)

6 comentários:

  1. Vish! xD É muita areia pro meu camião animesco. Achei meio complicado de entender o anime mas quem sabe um dia dou uma olhada, até porque já tinha ouvido falar desse anime antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez. Eu acho que a Daniela era capaz de gostar mas não sei se é bem a tua praia. De qualquer maneira tentar ver, nem que seja só uns episódios, não magoa ninguém. ;)
      Obrigada por comentares. :)

      Eliminar
    2. O meu gosto por animes é bem alargado até, talvez goste deste mas para já não me chama. Quem sabe quando me decidir ir espreitar um episódio ;)

      Eliminar
  2. Mim anda muito falada por este berloque! O.o
    Não me parece que este Code Coiso seja para mim... E ainda bem, tenho tanta coisice na lista dos atrasados...
    E, já sabes, sempre que precisares é só bater à porta! ;)
    Beijos bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na boa. Obrigada pelo filme, e não digas isso muitas vezes que eu vou mesmo chatear-te. xD

      Eliminar